INSS Digital: Mais agilidade para o segurado na disponibilização de serviços

Já pensou em solicitar a sua aposentadoria sem sair de casa?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma forma mais prática de atender o segurado. Transformou o lento atendimento na agência física em uma central de serviços pela internet.

O INSS Digital foi criado no intuito de facilitar os processos, dando mais autonomia e agilidade no atendimento – tudo isso para proporcionar mais qualidade de vida ao cidadão.

Com essa praticidade, você poderá emitir extratos, fazer consultas, enviar documentos online para reconhecimento do seu direito, entre outros serviços.

Meu INSS

O site Meu INSS se divide em duas etapas: o processamento eletrônico, que consiste no agendamento e na concessão de benefícios, e a distribuição das demandas entre as unidades.

O agendamento, em alguns casos, continua sendo feito na agência, já que a plataforma ainda passa por avaliação. Entretanto, após agendar, o meio eletrônico disponibiliza todos os serviços com autenticação de senhas validadas diretamente na internet. Essa fase serve também para que o cidadão possa se familiarizar com a plataforma e sanar dúvidas que surgirem após o acesso.

No Meu INSS, há descrição de todos os procedimentos para o envio dos documentos. Uma delas é que os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.

Você sabia que pode solicitar a sua aposentadoria online?

Desde o ano passado, a aposentadoria se tornou automática para aqueles que possuem idade mínima de 65 anos, para homem, ou 60 anos, para mulher. Em 2018, de acordo com o INSS, cerca de 195 mil segurados, que estão habilitados a receber a aposentadoria por idade, irão ter o benefício concedido automaticamente.

Dentre os quase 200 mil notificados, estão homens que recolheram por 35 anos e mulheres por 30 anos. Os segurados que possuíam todas as condições necessárias receberam uma carta de aviso em que confirmava a aposentadoria. Ao longo do ano, mais cidadãos serão notificados pelo INSS. Fique atento, se ainda não recebeu a sua carta.

Para esses cidadãos, que estão com os dados completos e corretos no cadastro, caso não tenham dado início aos trâmites, podem confirmar a intenção ao benefício pela internet ou pela Central 135.

Essa novidade simplifica e efetiva o reconhecimento de seus direitos, pois quanto mais atualizado o cadastro estiver, mais poderá ter suas solicitações analisadas e concedidas de forma remota, sem precisar de análise técnica específica, se for o caso.

Agência Virtual

A criação dessa modalidade de agência automatiza completamente o atendimento, já que esse meio eletrônico concede todos os requerimentos digitalizados, bastando apenas se atentar ao tipo de documento que se deseja.

Para o INSS, esse processamento além de agilizar as demandas, é altamente sustentável, uma vez que não requer o uso ostensivo de papel e, ainda, minimiza os gastos com eletricidade.  A ideia também é evitar longas filas e desburocratizar a assistência dada até pouco atrás em todo o Brasil. No país, o primeiro estado a aderir toda a funcionalidade do INSS foi o Rio de Janeiro, cujos atendimentos já vigoram há sete meses.

Se você quer acessar e conhecer mais o Meu INSS, é preciso ter atenção se a nova versão não aparecer em seu computador. Primeiro, deve-se utilizar o navegador Chrome ou o Mozilla Firefox. Em seguida, é aconselhável fazer a limpeza do histórico de navegação e, então, acesse à plataforma novamente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central pelo 135.

Não perca tempo e agilize seus processos pelo site!

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