Você conhece a regra 50/15/35?

Organizar suas finanças pode ficar muito melhor com essa regra

Infelizmente as dívidas são uma realidade de muitas famílias brasileiras. Segundo a  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A parcela de famílias com dívidas passou de 59,6% para 60,7% de 2017 para 2018. Contudo, nem tudo está perdido, economistas indicam uma série de ações para organizar as finanças e se livrar de vez das dívidas, um exemplo é a regra do 50/15/35.

Mas como funciona essa regra? Nem precisa ser um mestre em matemática, é bem simples. É assim: você divide suas despesas em três grandes categorias e cada uma delas vai receber uma parcela da sua renda: 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para despesas relacionadas ao estilo de vida.

Gastos essenciais - 50%: É tudo que você precisa para viver no dia a dia, como transporte, alimentação, moradia, saúde, mercado e educação.

Prioridades Financeiras - 15%: Essa parte é direcionada para dívidas, caso você tenha. Se não tiver, é a oportunidade de guardar esse dinheiro, como em uma poupança, um plano de previdência privada ou investimentos. Essa parcela é considerada como um planejamento futuro.

Estilo de vida - 35%: É tudo relacionado a sua qualidade de vida: salão de beleza, bares e restaurantes, viagens, academias, internet, telefone, compras e cuidados pessoais. A dica é que se você pretende poupar para alcançar alguma meta, essa categoria é a recomendada, pois você consegue cortar alguns itens e economizar.

Tags: economia finanças orçamento

Veja mais