Todo mundo sabe que o mau uso pode danificar ou quebrar um aparelho, diminuindo sua vida útil. Porém, poucas pessoas sabem exatamente o que devem ou não fazer para que os eletrodomésticos durem mais. “O cuidado mais importante é ler o manual de instruções. Afinal, a maioria dos defeitos é causada pelo desgaste de peças, provocado pelo uso inadequado do equipamento. Este é o tipo de reparo mais frequente atendido pelos técnicos, não importa o tipo de eletrodoméstico”, diz Lúcia Moreira, assistente do Grupo CT Assistência Técnica, de São Paulo.
A seguir, você confere mais algumas dicas que vão ajudar a preservar os aparelhos que tem em casa. Assim, você não precisará pagar consertos e muito menos substituir esses equipamentos regularmente.
Ferro de passar roupa
- Alguns aparelhos a vapor devem ser abastecidos com água filtrada. Outros, com água destilada. Consulte o manual para tirar a dúvida.
- A cada mês, limpe o depósito de água para não acumular ferrugem internamente, prejudicando o aparelho e a roupa. Faça assim: despeje uma colher (sopa) de vinagre quente no recipiente e deixar sair pelos orifícios. Depois, coloque água e esvazie novamente, até o reservatório ficar limpo.
- Limpe a base do ferro sempre que puder. Para isso, primeiro passe um pano umedecido em água e detergente neutro. Depois, passe um pouco de cera incolor de automóveis para dar brilho na base, retirando o excesso com um pano seco. Palha de aço, nem pensar!
- Não se esqueça de deixar o reservatório vazio quando terminar de usar o aparelho.
- Evite enrolar o fio no cabo para que não haja danos na parte elétrica do seu ferro.
Geladeira
- Ela precisa ser regulada corretamente para funcionar bem. Isso ajuda a economizar energia e até a evitar o desperdício de alimentos. O manual de instruções é que traz todas as orientações, que são específicas para cada aparelho.
- A cada 15 dias, limpe o interior da geladeira, usando algumas gotas de detergente neutro misturado com um litro de água. Aplique em um pano limpo ou na parte macia de uma esponja. Só não use produtos como água sanitária ou desinfetante, que podem manchar ou até corroer o aparelho.
- Também é importante dedicar atenção à borracha que veda a porta, que precisa ser mantida sempre limpa. Assim, não ocorrem vazamentos de ar e desperdício de energia.
- Instale seu refrigerador em um local ventilado e longe de fontes de calor, como o fogão. Outra orientação dos técnicos é manter um espaço de, pelo menos, 20 cm entre a parte traseira do aparelho e a parede.
- Nunca coloque roupas para secar na parte traseira da geladeira. Além de danificá-la, isso vai colaborar para aumentar o consumo de energia.
- Evite abrir a geladeira constantemente. Variações de temperatura exigem mais trabalho do motor, principalmente no verão.
Máquina de lavar roupa
- Não instale o aparelho em ambientes com muito sol ou onde ele possa receber chuva. Também é bom evitar de colocá-lo no banheiro, pois a umidade prejudica a máquina.
- O excesso de sabão e de amaciante causa danos ao equipamento: estraga placas e rolamentos e provoca o acúmulo de gordura nas peças. Por isso, é importante dosar corretamente esses produtos na hora de lavar, de acordo com as instruções do fabricante.
- O excesso de roupa ou de água também prejudica a máquina. Mais uma vez: é preciso seguir o que especifica o manual.
- Uma vez por mês, lave o interior da máquina: coloque-a para funcionar no circuito completo de lavagem, no nível máximo de água e com um litro de alvejante, sem as roupas.
Liquidificador
- Ele pode bater líquidos quentes, mas não acima de 80º C.
- Respeite o limite gravado no copo para evitar transbordamentos. Além da sujeira, o conteúdo que cai para fora pode danificar o rolamento e o motor.
- Nunca ligue o liquidificador com o copo vazio.
- Na hora de bater, coloque primeiro os alimentos líquidos e depois os sólidos. Além da mistura ficar melhor, você não força tanto o motor.
- Utilize a função pulsar para alimentos pastosos e, em seguida, escolha a velocidade desejada.
- Não coloque a base embaixo da torneira para não danificar o motor. Limpe com detergente neutro, água e um pano macio. Evite esponja de aço.
- Para higienizar um liquidificador autolimpante, que tem facas integradas ao copo, encha o recipiente com 300 ml de água e um pouco de detergente. Acione por uns segundos o botão autoclean/pulsar. Em seguida, enxágue e deixe secar de cabeça para baixo, aberto, para evitar a criação de mofo.
Chuveiro elétrico
- Antes mesmo de comprar, verifique na embalagem se as especificações do aparelho, como a voltagem, são compatíveis com a rede elétrica da sua casa.
- Evite problemas, como a queima do aparelho ou danos à rede elétrica, que podem comprometer a sua segurança, chamando um profissional para fazer a instalação do equipamento.
- Na primeira vez que for usar o chuveiro, coloque-o na posição desligado e mantenha o registro aberto por um minuto. Só depois escolha a temperatura que desejar.
- Para evitar choques, acople o fio terra ao sistema de aterramento. Se necessário, peça ajuda a um técnico.
- Limpe os orifícios do chuveiro com uma bucha ou escova de dentes, e nunca use uma resistência queimada.
- Para não correr riscos, não mude a temperatura do banho com o chuveiro ligado. A pele molhada potencializa o risco de sofrer um choque elétrico.
- Cuide para que não haja vazamento