Não é raro encontrar pessoas que não andam mais com dinheiro e escolhem, estrategicamente, usar o cartão de crédito ou de débito para manter a segurança e evitar o risco de sofrer um assalto ou ação criminosa. Ambos os cartões são importantes para manter um bom controle financeiro, mas é necessário ficar atento para evitar prejuízos relacionados a roubo de senha, clonagem de cartão ou pessoas mal-intencionadas em pontos de vendas e caixas automáticos. Fique atento a algumas orientações dadas pelos próprios bancos.
Tenha cuidado com a senha
A senha é uma assinatura eletrônica e não deve ser divulgada a ninguém, nem mesmo para pessoas de confiança. Ao criar a senha, o consumidor nunca deve utilizar números de datas que constem em documentos como RG, CPF e telefone e que podem ser facilmente descobertos. Trocar a senha regularmente também é aconselhável, assim como tentar memorizá-la, para não ter que carregar papeizinhos contendo esses números. Quando a senha for exigida em caixas eletrônicos ou até mesmo no comércio, é preciso ficar atento para não deixar que outras pessoas o observem digitando, é essencial manter uma distância segura.
Não aceite a ajuda de ninguém
Os cartões de crédito e débito são pessoais, intransferíveis e guardam informações de cada cliente. Por isso, nunca devem ser emprestados a outra pessoa e precisam ser assinados no verso assim que chegam do banco. E caso uma pessoa desconhecida ofereça ajuda e queira pegar o seu cartão, não aceite, fale, de preferência, com os funcionários dos bancos. Além disso, tenha em mente que esses atendentes nunca vão pedir suas senhas, não vão querer examinar o cartão e nem acompanhar as suas transações de perto. Eles estão sempre no hall de atendimento, em horário comercial, devidamente identificados. Se, por acaso, o seu cartão ficar retido na máquina, aperte a tecla “anula” e, em caso de dúvida, ligue diretamente para a central de atendimento do banco.
Confira o valor
Em qualquer situação de consumo, é importante conferir o valor declarado da compra antes de digitar a senha ou assinar o comprovante de venda. Outro cuidado é entregar o seu cartão de crédito ou débito ao caixa, mas não perdê-lo de vista. Isso minimiza os riscos de troca de cartão ou de tomar algum outro golpe, como receber uma cobrança em um valor mais alto do que o real.
Bloqueie o cartão
Tomar cuidado com esbarrões ou encontros, que são aparentemente acidentais, é uma medida simples para prevenir grandes prejuízos. E, se isso ocorrer, em um banco, por exemplo, desconfie e cheque, na hora, se não houve troca do cartão ou furto. Caso o cartão tenha sido roubado ou tenha se perdido, é importante ligar imediatamente para a Central de Atendimento do banco, pedindo o cancelamento do documento. Essa atitude pode evitar que os criminosos tirem o dinheiro da sua conta, utilizando o cartão, causando danos maiores.
O banco também tem responsabilidade
Em contrapartida com as atitudes que o consumidor precisa ter para garantir a segurança dos cartões de crédito ou débito, as instituições financeiras são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor e respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por problemas relacionados aos serviços que prestam. Segundo o que estabelece o Código, as instituições devem garantir a segurança de seus clientes e se responsabilizar por falhas que possam ocorrer.
Portanto, se o consumidor se sentir lesado, deve recorrer ao banco, para que a instituição tome medidas de proteção, seja em caso de clonagens, furtos e falta de segurança. Caso os bancos se neguem a prestar assistência, o consumidor ainda pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, para garantir que o prejuízo não fique sob a sua responsabilidade.
Fonte: Código de Defesa do Consumidor
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