Numa roda de amigos, em família ou com os colegas do trabalho. Vira e mexe estamos conversando sobre a necessidade de mudar a rotina, correr atrás dos sonhos, adquirir novos hábitos, etc. Mas, a maioria se esquece que, para que o desejo se realize, é fundamental adotar algumas práticas que ligarão o sonho à realidade.
Somente imaginar e ainda criar uma meta não basta, é preciso:
1.Planejamento
Meta sem planejamento é uma mera intenção. Muitos são os motivos para a falta de planejamento. Lembre-se: quem arruma uma boa desculpa abre mão de um ótimo resultado.
“Se você falha em planejar, está planejando falhar”. (Benjamin Franklin)
2. Comprometimento
Uma pesquisa de uma Universidade da Pensilvânia – Estados Unidos revelou que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir a meta desejada. Quando escrevemos, o desejo sai da mente e vai para o papel. O sonho começa a ganhar asas e o engajamento com o propósito aumenta consideravelmente.
3. Disciplina
Não adianta fazer algo apenas quando se está com vontade. Disciplina é fazer o que precisa ser feito, praticar o planejamento mesmo quando não se está motivado.
“A disciplina é a mãe do êxito” (Ésquilo)
4.Follow up
Toda meta precisa ser monitorada. Esse acompanhamento periódico faz com que possamos aparar arestas, ajustar o rumo e até alterar um sonho que pode ser bem relevante no início do ciclo e que, com o tempo, passa a ser desinteressante.
“É pensando criticamente a prática de hoje que se pode melhorar a próxima prática”. (Paulo Freire)
5. Novos hábitos
Dedique um tempo para novos hábitos. Eles se constroem com novas atitudes e estas são reflexos de nós. A vida é um espelho, portanto, passe a prestar mais atenção nas palavras que você fala, pois são exatamente elas que nortearão suas ações. Exclua algumas, tais como:
Não reclame sobre a falta de tempo, pois todos nós temos as mesmas 24 horas diárias. Repare que sempre temos tempo para o que julgamos realmente importante. Logo cedo, ao acordar, tome uma dose de vitamina “O” de Otimismo e vá confiante para dar mais um passo ao encontro do seu sonho. Se você achar que ele está muito longe, lembre-se que, mesmo que sua caminhada seja longa e você tiver que percorrer 100km, assim que der o primeiro passo, já não faltarão mais 100km. Que a competição seja consigo mesmo e não com os outros.
Por fim, tenha em mente de que receber os aplausos dos outros é muito bom, no entanto, o verdadeiro aplauso precisa vir do nosso interior.
*Elaborado a partir de artigo de Erik Penna, que é palestrante motivacional e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 Soluções para potencializar seu negócio”. Site: www.erikpenna.com.br