Como manter o bem estar físico?

Em comemoração ao dia mundial da saúde, especialistas recomendam conhecimento pessoal para levar uma vida saudável

Na semana em que a OMS procura indagar à população mundial questões que levantam a temática de um corpo saudável, surge o pensamento de como realmente alcançar o bem estar físico.

Fato muitas vezes ignorado é que estabelecer medidas que oferecem longevidade confrontam o sentido de qualidade de vida. Sabemos que propor diariamente rotinas que valorizam o aumento da saúde é fundamental, contudo, como alcançar metas para este objetivo?

A proposta vai além de manter órgãos funcionando: bem estar físico é um equilíbrio sutil entre hábitos e estilo de vida.

Numa temática abrangente, a proposta de elucidação desta semana é incutir às pessoas que a sensação de saúde envolve – e aprecia – o respeito a si mesmo.

Se o corpo for exercitado, tiver rotinas adequadas de hidratação, alimentação e produtividade, o organismo responde positivamente. Entrementes, o corpo também responde quando é produzido nele sensações de desconforto e, neste caso, o ponto de vista é negativo. Portanto, a primeira dica é:

Avalie sua vida amplamente

Decida que preocupação merece permanecer e qual não atende mais expectativas positivas ou solucionáveis. Nem tudo está sob nosso controle.

Bem estar físico é uma forma de respeito: um exercício contínuo de trabalhar corpo e mente para o sucesso, afinal, várias comorbidades estão associadas ao nível de stress que é imposto à própria vida e, para isto:

Abandone hábitos que desestimulam a positividade

Para alcançar resultados na proposta, não há regra sem exceção: o estilo de vida é quem determina.

Comportamento social, visão de convívio, respeito aos próprios limites, saber o que faz bem, qual momento da vida traz serenidade e conforto e como ampliá-lo na rotina diária tão abastada de preocupações.

Pratique a empatia consigo mesmo

Estabeleça metas, sonhos e os valorize. O corpo funciona melhor com o fim da procrastinação e com sentido firme nos próprios interesses. Se a mente sente que vai estar mais satisfeita com a perda de quilos a mais, ganho de quilos a menos, estudo ou graduação num campo, decida realizá-los.

Conheça seu corpo e mente

Exercite-se, alimente- se apropriadamente, mas, não abandone um hobby mental ou, se não tiver nenhum, procure algum: toque um instrumento, aprenda uma nova língua. Inove a própria vida.

Por último, não se esqueça:

Visitas periódicas ao médico são fundamentais

Faça exames, não tema resultados e assegure o funcionamento do seu corpo.

Tags: bem estar conhecimento pessoal saúde

Veja mais