Mulheres nas finanças: saiba mais sobre o crescimento feminino na área

Conheça mais sobre a posição feminina nas finanças no Dia das Mulheres

Cada vez mais engajadas no mercado financeiro, as mulheres brasileiras já representam 26% dos investidores da bolsa, galgando degraus para uma equidade de gênero nunca vista em um campo profissional dominado por homens.

Entretanto, o crescimento feminino nas finanças não para por aí.

Em um passado não distante, o acesso das mulheres à educação financeira era mais restrito. Contudo, com cada vez mais dinamismo e competência, as mulheres mudaram esse cenário: os anos de estudo aumentaram e elas conquistaram cargos com salários cada vez maiores.

Ao passo que as responsabilidades cresceram e a preocupação com um futuro tranquilo passou a ser uma constante, as mulheres começaram um caminho para a independência nas finanças.

Um estudo feito pela Sophia Mind – empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher – apontou que 75% das mulheres são responsáveis pelas despesas da casa, gerindo o orçamento; 45% poupam para se prevenirem contra imprevistos e 29% delas planejam seu futuro.

Os resultados são um reflexo do padrão feminino atuante em diversos campos: uma tendência acentuada para prevenção, cautela e discernimento ampliado sobre investimentos e riscos.

Apesar do progresso constante, o cenário do mercado de investimentos propriamente dito ainda é de líderes quase totalmente masculinos, conforme ressalta o relatório Global Gender Gap Report 2020, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, onde o percentual do Brasil quando o assunto é lideranças femininas em instituições financeiras é de inacreditáveis 6%, deixando o país na posição 92 entre 152 países.

No futuro, contudo, a situação irá mudar: hoje, 60% das estudantes de cursos de graduação de finanças são mulheres.

Rumo ao progresso, a presença feminina é destaque nas finanças domésticas, onde assumem 56% da administração financeira doméstica no Brasil, conforme dados de pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 2020.

Além de mais organizadas, as mulheres compreendem melhor os gastos domésticos e levam esse conhecimento a patamares profissionais em busca de equidade.

Para todas vocês, que lutam por excelência em todos os papéis que assumem, nosso sincero agradecimento neste dia.

Recebam nossos parabéns por sua garra e competência!

Tags: Dia das Mulheres emponderamento mulheres nas finanças