Os títulos de capitalização, em essência, são produtos ofertados por instituições bancárias. Por não prometerem o pagamento de juros, os títulos de capitalização oferecem retorno através de loterias.
Ao aceitar fazer um título de capitalização, periodicamente, você aplicará dinheiro em seu banco. O banco, por sua vez, será responsável por tentar obter rendimentos, aplicando os recursos capitalizados na bolsa de valores.
Com isso, você concorrerá a oportunidades de receber prêmios sorteados por essas loterias, recebendo valores significativos caso seja contemplado. Vale ressaltar também, que ao findar do contrato, o banco retornará a você parte do valor que foi aplicado.
Entretanto, por não garantir rendimento durante o período da aplicação do dinheiro, não se pode considerar o título de capitalização uma forma de investimento.
Mas afinal, o que é Investimento?
Para definir investimento de uma maneira abrangente, pode-se dizer que investir é o ato de aplicar capital em determinado produto, cuja valorização será responsável pela obtenção de lucro dos investidores.
Resumidamente, investimento é comprar e vender. Compre barato e venda mais caro.
Novamente, é por isso que não se considera o Título de capitalização como forma de investimento, pois o cliente que é o investidor primário, não recebe retorno financeiro baseado no capital investido.
Títulos de capitalização a curto e longo prazo
É sabido que, para diferentes tipos de aplicações, existirão diferentes demandas e diferentes resultados.
Em decorrência disso, torna-se importantíssimo entender em quais situações os títulos de capitalização podem se mostrar eficientes.
Segundo o portal Universidade Financeira, ao realizar a compra de algum título de capitalização, em um contrato com duração de 12 meses e com a aplicação de R$100,00 ao mês, você pode receber valores inferiores à R$1200,00 ao findar o contrato. Curioso, não?
Isso acontece graças aos percentuais de incerteza, que aumentam em curtos períodos de aplicação e em baixos investimentos nos títulos.
Por isso, a eficiência dos títulos está em aplicações a longo prazo, com valores elevados.
Alternativas
De fato, é possível enriquecer em um piscar de olhos ao aplicar dinheiro em títulos de capitalização. Entretanto, quando o assunto é investir, não se deve contar com a sorte.
Em virtude disso, investir a previdência complementar se mostrou uma alternativa eficiente e segura.
Com a previdência complementar, facultativamente, você acumula reservas e garante seu futuro na aposentadoria. Assim, ao se aposentar, seus recursos estarão reforçados, e, seus dependentes, assegurados.
Desfrute da maior qualidade de vida na fase pós-laborativa. Pense à frente!