Já traçou suas metas para os próximos meses?

Resoluções simples que não te farão desistir

Um ano acabou, um novo começou e você se lembra quais resoluções fez no período passado? Quantas conseguiu cumprir? Quando desistiu? Seja um projeto fitness, criar o hábito da leitura ou juntar aquele dinheiro para viajar, cumprir as resoluções pode ser uma tarefa difícil. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Strava, uma rede social para atletas, a data limite para as pessoas desistirem das resoluções é o dia 12 de janeiro. A empresa monitorou cerca de 31,5 milhões de atividades globais on-line e foi nesta data que a maioria das pessoas relatou ter desistido.

Contudo, nem toda meta deve ser um fardo, o ideal é que as funções da vida sejam leves. Você não precisa se transformar em outra pessoa em janeiro, se conseguir mudar uma coisa simples já pode considerar uma vitória. Além disso, você não precisa fazer parte do grupo dos que desistirão na próxima semana. 

Se você ainda não traçou nenhum objetivo para os próximos meses, conte com algumas dicas de como criar propósitos sem desistir:

Conte com a retrospectiva

Não dá para seguir em frente cometendo os mesmos erros do passado. Por isso, é imprescindível antes de começar a traçar os objetivos, colocar tudo que aconteceu em 2019 no papel. Registre o máximo de acontecimentos possível, tanto bons quanto ruins. É assim que você terá um norte de qual caminho seguir, lembrando do que já funcionou e do que precisa melhorar.

Transparência

Não adianta fazer metas subjetivas, elas precisam ser claras e bem definidas para curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se você deseja fazer um exercício físico em 2020, escolha o que gostaria de fazer e comece o mais rápido possível. Já se o objetivo é ler mais livros, determine a quantidade mensal que você lerá. Se o objetivo for juntar dinheiro, escolha um bom investimento para aplicar. E assim por diante. Tenha tempo e concentração para analisar onde você quer chegar neste ano.

Ajude-o a lembrar

É comum que alguns desejos caiam no esquecimento, para evitar que isso aconteça, conte com post-its, anotações no celular e no computador do trabalho. Estes lembretes servirão como motivação. Conforme for realizando as ações, vá anotando também.

Seja flexível

As coisas nem sempre saem como o planejado, o que você pensou hoje pode não ser adequado para o seu eu do futuro. Não esqueça de ter consciência de que você não controla tudo. Tome cuidado com as metas que dependem da ajuda de terceiros, elas podem fugir das suas expectativas. O mais importante é não se frustrar caso alguma coisa não saia como o planejado.

Comemore

Não importa o tamanho da meta, a realização de todas deve ser celebrada. Você também merece mimos por conseguir alcançar seus objetivos pessoais, eles servirão como motivação para as próximas conquistas. 

Com paciência e perseverança é possível seguir os planejamentos e ter um 2020 mais promissor. Siga as dicas e não desista das suas resoluções!

Tags: qualidadedevida

Veja mais