Já pensou em fazer os seus próprios produtos de limpeza?

Confira 5 receitas que vão facilitar o seu dia a dia

Quem faz compras sabe que os produtos de limpeza tomam uma boa parcela do orçamento. Quanto maior a casa ou quanto mais bichinhos de estimação, maiores são os gastos.

Pensando nisso, trouxemos uma solução bem simples e muito mais em conta: os produtos de limpeza caseiros. Você pode produzir em casa, gastando pouco e ainda com o cheiro que você gostar.

Limpador multiuso

Você vai precisar de uma colher de chá de detergente de louças, 2 xícaras de água e 10 gotas de óleo essencial da sua escolha. Basta colocar tudo em um vidro de spray, agitar bastante e está pronto. Enquanto o detergente ajuda a desengordurar, o óleo deixa um cheiro agradável. Vale lembrar que você compra o óleo em qualquer casa especializada em produtos naturais.

Amaciante de roupas

Nessa receita basta 1 vidro de vinagre branco e 10 gotas de óleo essencial, aqui, é recomendável aromas suaves como lavanda. É só misturar os dois ingredientes e utilizar no final da lavagem, assim como faz com o amaciante convencional. 

Desinfetante de cozinha

A cozinha pode acumular muita gordura e até mau cheiro. Para ter um desinfetante, você precisa de meia xícara de água, meia xícara de álcool e 15 gotas de óleo essencial de pinho. Basta misturar e agitar dentro de um frasco de spray. Depois é só borrifar nas superfícies que você deseja, não é necessário enxaguar ou secar depois.

Detergente de lavar louça

Para lavar louça também existe uma solução bem simples. Você precisará de 6 xícaras de água, 1 xícara e meia de vinagre branco, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 xícara de sabonete de glicerina ralado, suco de 1 limão e um pouco de sal grosso.

Em um primeiro momento coloque vinagre e a água numa panela e leve ao fogo médio, quando estiver fervendo, abaixe o fogo. Depois coloque os ingredientes nesta ordem: sal, suco de limão, sabonete e bicarbonato. Em seguida, fique mexendo até criar uma mistura homogênea e esbranquiçada. Depois é só esperar esfriar e lavar as louças.

Desinfetante para banheiro

A receita agora é diferente do desinfetante da cozinha. Separe 1 litro de álcool (de preferência 70%), 4 litros de água, 1 sabão caseiro e folhas de eucalipto. Você tem que deixar as folhas de molho em um litro de água durante dois dias. Depois disso, coloque para ferver o sabão caseiro em 1 litro de água até que dissolva.  Por fim, junte o restante da água com o álcool e o restante dos líquidos. Basta engarrafar e está pronto para o uso.

Gostou das receitas? Produza em casa e conte o resultado pra gente nos comentários!

Tags: finanças

Veja mais