Desenvolva novos hobbies no ano que se inicia

A oportunidade de se reinventar é agora

O ano novo traz uma sensação boa de recomeço, é uma motivação para fazer as coisas de um jeito diferente. Ter um novo hobby é umas das alternativas para tornar 2020 um ano desafiador, afinal, esse pode ser um jeito de aliviar a tensão do dia a dia.

São inúmeros os benefícios de ter uma atividade prazerosa que fuja da rotina de trabalho e afazeres domésticos. Alguns hobbies liberam endorfina, hormônio do prazer, o que aumenta a sensação de felicidade e bem estar. Uma ocupação alternativa também faz bem para os relacionamentos, pois parceiro, filhos e amigos podem te acompanhar no que escolher.

Por mais que o hobby seja uma escolha, isso não quer dizer que ele não seja importante. O ideal é que o encaixe dentro da rotina para que os benefícios sejam efetivos. 

Descobrir o que proporciona prazer não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, separamos algumas dicas de hobbies e seus devidos benefícios para que você se sinta inspirado em começar essa semana mesmo.

O universo da comida

Que comer é prazeroso, boa parte das pessoas concordam, contudo, já pensou em preparar seu próprio alimento? No dia a dia é comum ter que cozinhar, porém, muitas vezes esse processo é feito de maneira automática, apenas para produzir as marmitas ou o almoço em casa.

O fato é que a culinária pode ir adiante. Combinar sabores, cheiros e sensações desperta bem-estar. Se você ficou interessado, existem cursos que podem ajudar a desenvolver essa habilidade, é possível aprender a fazer desde o mais simples, como o arroz e feijão do cotidiano, até as coisas mais elaboradas, como tortas e bolos decorados. Procure saber na sua região.

O contato com as plantas

A jardinagem é outro hobby que além de aliviar o estresse, proporciona uma grande conexão com a natureza e pode ser realizada dentro da sua própria casa. Não é necessário ter um espaço enorme para começar, basta ter disposição. 

As plantas ensinam a importância de exercer a paciência. Com o tempo você descobre que algumas precisam de água todos os dias, enquanto outras apenas uma vez por semana. Que o sol pode fazer bem, mas no período correto. Descubra na jardinagem uma terapia que faz a diferença em sua vida.

O mundo pelo seu olhar

Hoje em dia é muito simples fotografar, praticamente todo mundo tem uma câmera na palma das mãos. Para que isso se torne um hobby, você pode aprender mais sobre a arte da fotografia. Por meio de cursos, presenciais ou à distância, você consegue aprender sobre enquadramento, luz, composição e desenvolver um olhar mais apurado. 

Você pode registrar o seu cotidiano, as viagens que faz e as pessoas que gosta. Ainda é possível divulgar seu hobby nas redes sociais, como no Pinterest, site especializado em imagens.

A magia da dança

Colocar o corpo para dançar traz benefícios inimagináveis, são eles sociais, físicos e mentais. É um momento de ligação com a música em que a única preocupação é se deixar ser levado pelos embalos. Procure um ritmo que você gosta, pode ser tango, salsa, forró, samba e permita-se viver o que a dança tem para oferecer.

Ficou interessado em algum desses hobbies? Aproveite essa época de recomeço e inicie uma nova atividade, essa ação pode mudar o rumo do seu ano.

Tags: qualidade de vida

Veja mais