Comece o ano com mais dinheiro!

Terminar dezembro no azul pode ser recompensador

A década chegou ao fim e aquele clima de fechamento de ciclo no ar pode fazer com que os brasileiros fiquem empolgados com as confraternizações, os presentes, as viagens e acabem gastando mais. Para se ter uma ideia, três em cada dez brasileiros (26%) admitiram que iriam gastar mais do que podiam com presentes no fim de ano, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil.

Essa mesma pesquisa ainda revelou um comportamento que pode ser problemático, 6% dos entrevistados deixaram de quitar contas para comemorar o Réveillon. Essas contas são: cartão de crédito, internet, telefone, água ou luz e TV por assinatura. Imagina começar o ano encarando os juros altíssimos do cartão?

Para que você não faça parte dessas estatísticas, separamos algumas dicas para começar 2020 com o pé direito, dinheiro no bolso e livre das dívidas.

Lista de presentes

Não há mal nenhum em comprar presentes e agradar quem se gosta, inclusive a si mesmo. O que não é recomendável é gastar além do seu orçamento ou extrapolar com itens desnecessários. Por exemplo, você com certeza merece uma roupa nova, mas é necessário trocar o guarda-roupa inteiro?

Crie uma lista de presentes com todo mundo que você quer presentear e quanto está disposto a gastar. Uma dica é aproveitar o fim do natal, as lojas costumam fazer promoções de queima de estoque.

As férias estão aí

Se você pretende viajar no início do ano, mais um motivo para dar uma segurada nas compras. Economize para que você compre tudo à vista durante a viagem e não volte pra casa com dívidas no cartão de crédito.

O conselho é que você faça uma perspectiva do quanto irá gastar e adicione mais 10% de segurança, para o caso de um imprevisto. Não extrapole nas compras durante as férias também, comprar muita coisa pode te custar até pagamento de excesso de bagagem.

Assim como as despesas do ano todo, vale anotar tudo que está gastando nas férias para manter o foco até o fim da viagem. 

Se você for viajar em grupo, sempre tem aquela situação “pede o carro pelo aplicativo que depois eu te pago”. Para evitar que você fique no prejuízo, a Internet dispõe de alguns aplicativos que fazem essa divisão. Conforme vocês forem consumindo, seja comida, bebidas ou passeios, anote e no final cada um saberá quanto deve.

De olho no 13º

O 13º ou qualquer bonificação de fim de ano não deve ser dinheiro para gastar sem planejamento. Aproveite a oportunidade para investir ou pagar as dívidas extras de começo de ano, como IPTU e IPVA. Isso te ajudará a começar o ano mais tranquilo.

Dinheiro extra

Se seu orçamento estiver apertado, uma solução para começar 2020 no azul é contar com outras fontes de renda. Venda alguns itens que não usa mais, como aquele videogame antigo ou aproveite os trabalhos temporários. Tudo isso pode deixar seu orçamento muito mais folgado, sem preocupações em janeiro.

Tags: dinheiro finanças

Veja mais